A DESCOLONIZAÇÃO DO VLX: Depois da tormenta levantada pelo nosso VLX parecem-me adequadas algumas considerações. Há certos factos históricos que são isso mesmo e que, por isso mesmo, são incontornáveis. Não é possível julgar o colonialismo pelos parâmetros de hoje, da mesma forma que não desprezamos a Grécia de Péricles pelo trabalho escravo. O fim do colonialismo também aconteceu no seu tempo histórico e, no que nos diz respeito, tardiamente, pelos motivos que se conhecem.
No entanto, não me parece que seja possível explicar pelo contexto histórico a entrega das armas aos movimentos marxistas-leninistas das ex-colónias. Sempre que converso com cidadãos das ex-colónias portuguesas acabo a tentar explicar (desculpar?) esse facto com o PREC e com o perigo comunista que pairou sobre Portugal na altura. E lembro - desgraçadamente para as ex-colónias - as teorias da existência de um acordo secreto entre os EUA e a URSS (em plena Guerra Fria), pelo qual os soviéticos "largariam mão" de Portugal, a troco da exportação (imposição) da revolução para as desditas ex-colónias.
E lembro-me, igualmente, da imagem que alguém usou há mais de vinte anos (um rebuçado para quem adivinhar) para caracterizar a descolonização portuguesa: "Uma debandada de pé descalço."
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.