EXTRA! ALTERAÇÃO ESPECTACULAR NO ANTI-RANKING DOS MINISTROS!: Fevereiro começa com uma mudança dramática (mas não totalmente inesperada) no anti-ranking dos nossos ministros. Morais Sarmento, que liderou isoladamente a lista desde que assumiu a pasta - um "vencedor nato", como alguém premonitoriamente vaticinou -, começou a dar sinais de cansaço no final de 2003, que vieram a confirmar-se em 2004 com a refundação da 2: (embora os defensores mais acrisolados da sua permanência no top protestem que ele nada teve a ver com o processo).
Se a isso somarmos o silêncio a que se tem remetido nos últimos tempos e a barba curta que passou a ostentar (sinal claro de sageza e perspicácia), rapidamente percebemos que, mais cedo ou mais tarde, o inevitável tinha que acontecer: Morais Sarmento caiu, inexoravelmente, para o discreto segundo lugar do anti-ranking.
E quem o depôs? O Ministro das Relações Públicas e do Euro-2004, que dá pelo nome de José Luis Arnaut, vindo directamente do terceiro lugar e passando por cima de Amilcar Theias. JL Arnaut já tinha dado boas indicações, exibindo as gengivas nas situações mais improváveis, disfarçando-se subtilmente de assessor de imprensa do nosso Primeiro (ligeiramente atrás e à direita dele, como o miúdo do Molero, nas aparições públicas), confundindo deliberadamente a pose de Estado com a pose de quem vai para o estrado (de uma discoteca). Hoje consumou o golpe: deslocou-se a Londres para apresentar o Euro 2004 e fê-lo no inglês fluente que aprendeu nas últimas férias em Istambul. E foi vê-lo, feliz e nervoso, lendo o pequeno papel que lhe puseram nas mãos, não tanto pela ocasião de discursar naquela língua exótica, mas sim porque antecipava já o gozo e a glória de derrubar Morais Sarmento e ascender ao disputado 1º lugar do anti-ranking.
Parabéns a JL Arnaut e votos sinceros para que não se acomode ao posto; a concorrência é brava, o júri é atento e exigente e, por isso, há que trabalhar todos os dias (e todas as noites, incluindo as de sábado) para o merecer.
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.