FLORES: O Dr. Pires de Lima é uma espécie de Tirésias sonâmbulo de serviço: Soares foi "criminoso" na descolonização. Não. Soares foi prático, quiçá um bocadinho assoberbado de trabalho, quiçá um bocadinho entusiasmado, mas prático: sem um exército disposto a combater, não poderia haver transição democrática na África portuguesa.
O que é curioso é o PP vir apontar responsabilidades no processo. A matriz cultural e política dos centristas ( na altura o Dr.Freitas ainda não era anti-imperialista, e antes de 74 nunca abriu a boquinha contra o colonialismo) respirava, ainda em 74/75, colonialismo por todos os poros. Se formos a uma arqueologia da culpa, é ao Portugal atrasado, salazarista e racista, da segunda metade do século XX, que temos de pedir contas. Porque foi esse Portugal que só depois do motim da cadeia da Luanda começou a desenvolver Angola e Moçambique. Mas desenvolveu em umbigo, ao seja, sem formar elites negras políticas, docentes, admnistrativas, técnicas. E assim facilitou a tarefa à cambada miserável dos "movimentos de libertação", que ainda nos anos 80 aplicavam "planos quinquenais" estalinistas aos desgraçados "nativos", que só agora começam a ser cidadãos.
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.