A LIGA DA GLOBALIZAÇÃO:Este artigo da Foreign Policy dá conta do 2004 Globalization Index produzido anualmente pela revista e pela A.T. Kearney. Este índice mede o grau de abertura de um país na sua dimensão de integração económica, de contactos pessoais, em termos tecnológicos e de empenho político global. O índice pondera o tamanho do país, o seu PIB, a sua população (dependendo dos critérios a ponderação altera-se. Para detalhes, ver a ficha técnica no artigo). São analisados 62 países.
Segundo o índice, Portugal é o 16º país mais globalizado do mundo (descemos dois lugares em relação ao índice de 2003. Á nossa frente está a maior parte dos países com quem nos devemos comparar (sintomaticamente a lista é liderada pela Irlanda). Detecta-se uma clara relação entre o grau de globalização e o grau de desenvolvimento. Ainda assim batemos a Alemanha, a Noruega, a Espanha ou a Itália (por motivos diferentes).
No entanto, uma análise mais detalhada dos dados não nos dá motivos para descansarmos. Somos o 4º país do mundo em termos de globalização política, que mede de forma ponderada a presença em organismos internacionais (14º), participação em operações da UN (onde ostentamos um orgulhosos 2º lugar, apenas superados pela Nova Zelândia), adesão a tratados internacionais (9º) e transferências de fundos para ajuda a outros países (onde somos classificados em 6º).
Onde claramente temos de efectuar um esforço é na área do comércio (31º) em termos de maior integração económica, e em todos os critérios de globalização tecnológica - estamos em 24º em termos de Internet hosts e em 23º em termos de segurança de servers.
Enfim, o exercício é muito interessante e acrescenta a esta seriação de países, curiosas análises sobre por exemplo a relação entre o grau de globalização e a esperança de vida, a participação religiosa, as questões de igualdade entre os sexos. Recomenda-se vivamente uma leitura e análise detalhadas.
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.