LONGA E DURA BATALHA: A direcção do Partido Democrata pretendeu este ano encurtar o tempo em que as eleições primárias se realizavam. Para haver tempo para o Partido sarar as feridas da batalha interna e unir-se contra Bush. Esta foi a razão para juntarem 7 estados nesta terça-feira, na esperança que a esta altura um candidato tivesse já destroçado a concorrência.
Mas, por vezes, a realidade troca as voltas aos arranjos administrativos. E, como aqui previmos a semana passada, a corrida para a nomeaçao democrata ganhou um novo impulso nesta terça-feira. Kerry ganhou o Missouri (o estado que hoje elegia mais delegados), o Novo México, o Arizona e o Delaware. Tudo por largas margens. Edwards esmagou na sua nativa Carolina do Sul, está virtualmente empatado com Clark no Oklahoma (terá de se proceder a recontagem e confirmação, apesar de aparentemente Clark ter ganho por margem microscópica) e teve resultados razoáveis em todos os outros estados. O general terá eventualmente ganho o Oklahoma, mas sobretudo surpreendeu no Arizona com um segundo lugar destacado, demonstrando que a sua candidatura tem impacto nacional, sobretudo em estados do Sul.
Estes resultados têm uma consequência que são uma dor de cabeça para o establishment democrata: cada um dos três candidatos pode argumentar que os resultados são encorajadores para o futuro. Poderão angariar fundos para mais umas semanas de campanha. Continuou tudo em aberto. Dean teve resultados quase residuais, mas o seu movimento de angariação de fundos com base em pequenas contribuições via Internet permite-lhe continuar e apostar em 2 de Março, dia das eleições nos maiores estados.
Temos assim 4 candidatos durante mais umas semanas. Kerry vai à frente e é o favorito, mas o número de delegados eleitos não lhe permite de modo algum descansar. Sábado, são os caucuses no estado de Washington e no Michigan. Na próxima terça-feira volta o terreno que é o pesadelo de Kerry, o Sul, com eleições no Tennessee e na Virginia.
A única coisa certa é que desta maratona sairá certamente um candidato robusto, com endurance. A avassaladora exposição mediática dos candidatos faz com que nas sondagens já sejam dois os candidatos com possibilidades de bater Bush (Kerry e Edwards).
No final de contas, este prolongamento da incerteza nas primárias até pode vir a ser, involuntariamente, uma boa notícia para os democratas.
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.