O REVISIONISMO FAZ MAL À SAÚDE: Não percebi bem a objecção do JMF do Terras do Nunca (link directo só disponível na coluna da direita), ao meu post sobre os tempos difíceis de Soares nos primeiros governos constitucionais. Tudo começou quando JMF escreveu que Soares carregava nos trabalhadores, porque estava em coligação com a direita e centro-direita. Respondi-lhe, lembrando-lhe as palavras de Soares sobre o seu I governo Constitucional, no qual o PS esteve sózinho (foi deste que falei). Retorquiu-me o JMF barafustando, e quem barafusta perde a fusta. Como pode haver malta nova a ler blogues, convém então recordar:
Soares é empossado por Eanes como 1º Ministro do I Governo Constitucional pelo D.nº603-A/76 (Soares acumularia mais tarde com a pasta dos Negócios Estrangeiros, através do D.nº134/77 ). Este governo é minoritáriamente PS, e é o mesmo governo que Soares, em entrevista a M.J.Avillez diz ter enfrentado a contestação da esquerda, da extrema-esquerda e dos sindicatos; teve de fazer requisições civis ( ao trabalhadores da TAP, em Setembro de 1977) e fez aprovar a Lei Barreto, o que lhe valeu um ódio mortal por parte dos Ches de trazer por de casa. Nas suas palavras:
(...)um Governo minoritário, que se apoiava, simultaneamente, ora à esquerda, ora à direita (...).
O I Governo Constitucional, 76-77, foi do PS, sózinho e minoritário e fez o que tinha a fazer, numa conjuntura económica muito delicada, nas palavras de Soares. Se tenho uma "lata descomunal" por me atrever a lembrar-lhe isto, ó JMF, ( susceptível, heim?) tanto pior: vou ver se compro óleo para pôr nas juntas.
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.