PATRICK O’BRIAN: Confesso que até há bem pouco tempo este nome me dizia pouco ou nada, até que pessoa amiga e conhecedora me aconselhou os seus livros. Rapidamente - talvez mesmo avidamente - comprei e tenho devorado a triologia com enorme agrado. Para quem gosta de romances históricos devidamente fundamentados, dizem os conhecedores que este é um dos maiores escritores do género, dando-nos uma excelente perspectiva da vida no mar, a bordo de navios de guerra britânicos, no princípio do séc. XIX. Não sendo um conhecedor, limito-me a dizer que os achei excelentes. Muito recentemente foi produzido um filme baseado nos livros, protagonizado por Russell Crowe. Diz-se que o filme é bastante bom mas, mesmo tendo tido conhecimento de que ele não segue literalmente o enredo dos livros, vou acabar de lê-los primeiro antes de o ver, sistema que prefiro de longe. Acho que não há nada como formarmos, ou irmos formando as personagens, os cenários e as paisagens na mente, embrenhados num bom livro, ao invés de elas nos aparecerem comodamente aos olhos num écran. Por muito bom que seja o filme, ou a transposição de um livro para o cinema, esta última forma de arte não substitui o prazer da leitura ou a cumplicidade que se forma entre o leitor e o livro. Por muito bom que seja o filme, se o livro for bom a fita irá sempre aparecer-nos como uma decepção, ou meia decepção. E eu prefiro decepcionar-me no cinema do que com um livro, pelo que prefiro ler os livros primeiro antes de os ver transpostos para o cinema.
Imagino a maioria dos leitores (compulsivos ou não) pense o mesmo, ou coisa semelhante. Mas, quando vejo as crianças de agora conhecerem do vídeo simples personagens de banda desenhada como o Astérix ou o Tintim, ou até o famoso Harry Potter sem nunca terem aberto ou lido algum dos seus livros, penso com alguma tristeza que daqui a algumas gerações toda a informação chegará pela imagem e que os nossos bisnetos ou trinetos nunca sentirão o prazer de se afundarem num bom livro. Talvez nunca venham a saber sequer o que perdem.
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.