PURITANISMO: Para se ter uma medida do grau de puritanismo na América, acabei de assistir a uma discussão numa comissão do Congresso (?!) sobre o incidente Janet Jackson.
A dada altura, uma senhora congressista republicana do Novo México ficou à beira das lágrimas quando, interrogando o Presidente da Viacom (proprietária da CBS), se referia à falta de escrúpulos e princípios morais dos capitalistas, que só queriam encher os bolsos de dinheiro à custa da moralidade e de chocar a população, nomeadamente as criancinhas. O que mais me impressionou foi que a senhora estava notoriamente alterada, prestes a rebentar num pranto.
O homem bem balbuciava umas respostas, mas o clima não era muito propício ao apuramento da verdade material dos factos.
P.S. - No entanto, também a devassidão e dissolução da moral e bons costumes afectam esta sociedade. A mesma comissão aprovou há pouco tempo uma resolução que autoriza o uso pelas séries televisivas da "f-word" como interjeição. Fica apenas vedado o seu uso enquanto descrição de comportamentos ou intenções sexuais.
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.