QUIZ SHOW: Passa hoje na TV. Ainda bem que Carlos Pinto Coelho (CPC) está na TSF e não na pública RTP. Assim, foi apenas divertido, que escutei o seu programa de hoje, que tinha como convidados uma senhora professora, Manuela Magno ( nome que me provoca sinistras recordações), Manuel Monteiro e Villaverde Cabral. O objectivo era vociferar contra o "sistema" político partidário.
A tal senhora foi apresentada como candidata à Presidência da República, sem que ainda sequer tenha iniciado a recolha das necessárias assinaturas. E disse coisas como estas: "ao contrário dos políticos, nada tenho a esconder", "os portugueses que pensam pela cabeça deles vão prestar atenção ao que eu vou dizer", "O Presidente pode ir todos os dias à AR, trazendo mais alegria à política", "tenho muita energia".
Enquanto a senhora vertia estas águas sob o olhar derretido de CPC, Manuel Monteiro e Villaverde Cabral rivalizavam na produção de frases memoráveis. Monteiro saiu-se com esta: "A verdadeira democracia vai ser quando eles (ndr: os políticos) aceitarem um debate com a Drª Manuela". Villaverde concordou - "e o Zé Povinho tomará nota se eles recusarem" - rematando que "a política deveria ser uma coisa de todos como na Grécia antiga".
Notas: 1) a referida pré-candidata nada disse sobre o que pretende fazer em Belém, nem ninguém lhe perguntou: assim se prestigia o anti-sistema. 2) A "prova da democracia" seria portanto debater com alguém que assim se comporta. 3) O passatempo nacional do "Zé Povinho" é anotar a recusa do Eng Guterres ou do Dr.Santana em debater com a senhora Manuela. 4) Eu julgava que a democracia ateniense tinha deixado de fora escravos, mulheres e metecos.
Depois disto, eu digo: prefiro qualquer candidato do "sistema" ( inclusive o Dr.Monteiro, político profissional até há pouco tempo, hoje travestido de D.Quixote anti-sistema), a qualquer "independente" patrocinado por CPC's e Villaverdes.
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.