AS RAZÕES DO NOSSO ATRASO: Os números recentemente divulgados pela Comissão Europeia relativamente à aplicação da chamada "Estratégia de Lisboa" devem fazer soar um poderoso sinal de alarme em Portugal. O nosso pais regista uma taxa de abandono escolar de 41,1%, que mede o número de jovens entre os 18 e os 24 anos que apenas têm, no máximo, o 9º ano de escolaridade e que não estão a frequentar acções de formação ou educação. A média da União Europeia é de 18,1%, distante do valor-objectivo de 10% que se prente atingir em 2010. No caso dos homens o número em Portugal ascende a 48,3%, ou seja, quase metade dos varões lusos não estudaram para lá do ensino básico.
Os sucessivos governos têm vindo a aumentar o investimento na Educação. Portugal gasta neste sector mais do que a média da UE, o que faz sentido tendo em conta o nosso atraso. Tem-se aumentado sucessivamente o número de anos do ensino obrigatório, que chegará aos 12 anos.
Faço daqui uma pergunta aos especialistas: para lá das óbvias questões económicas, haverá factores de ordem cultural, histórica ou social que expliquem este desastre. Este colapso de estratégias e desperdício de fundos ? Assim, a este ritmo, nunca mais lá vamos. Em vez de convergir com a Europa, afastamo-nos.
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.