DE CABEÇA ERGUIDA: As organizações que utilizam o terrorismo como forma de intervenção são em tudo semelhantes. A indefinição das primeiras horas relativamente à autoria dos atentados de Madrid é reveladora. Bem como as esclarecedoras declarações do líder do Batasuna, Orteguí: independentemente de verdadeiras ou não, ao admitirem involuntariamente a possível confusão entre o terrorismo da ETA e o terrorismo dos fundamentalistas islâmicos, elas trazem à luz aquilo que já todos sabíamos - entre a ETA e os fanáticos fundamentalistas da Al Qaeda não há qualquer distinção. Nem nos métodos, nem nos objectivos.
O que importa para estes grupos violentos é a subversão do processo democrático. A criação de condições para uma guerra generalizada, que atribua uma legitimidade às suas causas que não surge através de métodos pacíficos ou democráticos.
Resta-nos impedir que assim seja e responder com os meios ao nosso alcance, dando mostras do nosso total repúdio e participando activamente na vida cívica e política. Os espanhóis certamente estarão à altura dos desafios lançados pelos acontecimentos de hoje, participando em massa nas eleições de domingo. Mostrando aos bandidos que recusam ficar reféns da sua lógica.
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.