GUTERRES: Num post com o mesmo nome, Vital Moreira (Causa Nossa) comentou o meu post intitulado "Vagalhão de fundo", apontando que este último denota (i) "...um frémito de inquietação com o eventual perigo de uma vaga de fundo guterrista...", e que (ii) eu, Neptuno, prefiro Santana Lopes a Cavaco Silva, por mera estratégia eleitoral.
Relativamente ao primeiro ponto, penso que VM acertou em cheio. De facto, assusta-me que Guterres possa vir a ser presidente. Sendo "o" político dos consensos, moldável num mesmo momento a opiniões e políticas contrárias entre si, seria de pensar tratar-se do presidente ideal para o dia a dia, facilitando eventualmente a acção governativa a qualquer partido no poder. No entanto, perante a sua (des)governação virtual seguida de fuga, parece-me que Guterres enquanto governante, mostrou claramente ser incapaz de tomar decisões de estado. Não revelou firmeza de convicções nem coragem política.
No que toca ao segundo ponto, devo reconhecer que VM tem parcialmente razão. Se o candidato da esquerda for Guterres a direita deverá apostar em Santana Lopes, se quiser ganhar as eleições. Penso que é possível antecipar o que seria um eventual mandato de Cavaco, em que previsíveis atritos com governos seriam compensados com o seu sentido de estado, bem patente nos seus anos como governante em que, reconhecidamente, serviu o país. Pensando exclusivamente no cargo, Cavaco seria a melhor escolha. Santana, seria uma verdadeira incógnita.
Perante isto, será de concluir que a opção Santana releva da mera estratégia eleitoral? Certamente que sim. Mas apenas fará sentido se Guterres for o candidato da esquerda.
Será legítima a escolha de Santana em detrimento de Cavaco? Certamente que sim se, pelos motivos acima enunciados, considerarmos (como eu considero) que a escolha de Guterres para candidato da esquerda também releva da mera estratégia eleitoral, não sendo Guterres - mesmo na perspectiva da esquerda - a melhor escolha para o cargo.
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.