O SISTEMA: Há pouco, enquanto esperava pelas detestáveis e dietéticas batatas cozidas e pelo semi-bife (episódio de bife, amostra de bife, enfim, por aquela mini porcaria grelhada a que me obrigam), o Canal 1 dava-me uma panorâmica muito acertada do futebol português. Passou primeiro uma curtíssima notícia relativa à vitória do FCP, ontem, frente ao Lyon, com breves declarações do Vítor Baía a dizer que ainda nada estava ganho e que era preciso continuar a trabalhar muito, atentamente e com afinco. Compreende-se que a notícia seja pequena pois a vitória do FCP, mesmo nestas fases finais da Liga dos Campeões e frente ao líder do campeonato francês, é quase uma não-notícia...
Depois, passou uma extensa reportagem da agradável estadia do SLB em Milão. Terá sido dado aos jogadores descanso durante o dia (aquele clube faz gato-sapato da semana inglesa...) e os jogadores davam grandes passeatas pela cidade, em bom turismo, fazendo compras e dando autógrafos, divertindo-se pela terra e emborcando imperialmente umas imperiais pelas esplanadas.
Por fim, foi dado grande relevo à situação do SCP, o qual, não tendo com quem jogar à semana, era notícia (demorada) por estar em recuperação psicológica.
Como não sou grande conhecedor do mundo do futebol, imagino que seja isto a que se chama o tão falado “sistema”: Uns trabalham, outros passeiam, o resto do pessoal vai ao psiquiatra.
Acontece que, bem vistas as coisas, o mundo futebolístico é bem reflexo do panorama português, panorama esse que - certamente sem querer - o Canal 1 nos mostrou: enquanto uns, poucos, a norte, contra tudo e contra todos, se esfalfam a trabalhar, a levantar bem alto a bandeira nacional, a honrar o nosso país, os outros divertem-se em passeatas turísticas e a viver de uma glória já bem passada, mesmo que tenham de empenhar as pratas. O resto da malta... bem... o resto da malta está de baixa!
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.