RECORRÊNCIAS: Como era de esperar, já corre por aí (e, ao que parece, por aqui no Mar Salgado) a ideia de que a vitória do PSOE foi uma vitória do terrorismo, que conseguiu condicionar os eleitores espanhóis através do medo, ou, indirectamente, através de eventuais inabilidades do Governo na gestão do problema.
Como se fosse verosímil que um povo que periodicamente põe na rua centenas de milhares de pessoas em manifestações de cara descoberta contra o terrorismo (com risco, muitas vezes, da própria vida) alterasse o sentido do seu voto em grau suficiente para influenciar as eleições.
Como se fosse possível que um povo que pôs na rua 11 (onze) milhões de pessoas em dor deixasse de votar no PP por causa do medo da Al-Qaeda, ou da forma como o Governo lidou com a questão.
Sempre me repugnaram estas menorizações do eleitorado. Alguém se lembra do discurso do PCP, durante décadas a fio, atribuindo as suas sucessivas derrotas eleitorais à "manipulação" dos eleitores pela direita?
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.