UMA OPORTUNIDADE DE REDENÇÃO: Se se confirmarem as informações que atribuem os atentados de Madrid à Al-Qaeda, era bom que a comoção que os mesmos provocaram fosse aproveitada pela ETA para anunciar o seu abandono das armas.
O terrorismo da ETA, já aqui o dissemos, não é na sua essência diferente do da Al Qaeda. Destina-se a impôr pela violência pontos de vista minoritários e fanáticos. Mas a verdade é que a organização basca cultivou sempre um estilo e um discurso de que não atacava civis indiscriminadamente. Sempre entendi que essas justificações eram balelas.
No entanto, se o atentado fôr de autoria da Al Qaeda e a ETA aproveitar para, renunciando definitivamente ás armas, se demarcar da barbárie fundamentalista que assola o mundo, terei o maior gosto em assumir que estava enganado. Era sinal que as estúpidas e injustificadas mortes de hoje não tinham sido em vão.
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.