25 DE ABRIL (2): Para superar definitivamente a querela entre os que afirmam "25 de Abril, Sempre" ou "25 de Abril, Nunca", não há nada como aumentar o nível de informação geral. Eis alguns exemplos de muitos outros motivos para comemorar ou lamentar o dia 25 de Abril.
Nesta data, em 1507, aparece pela primeira vez escrita a palavra América num livro sobre o Novo Mundo e em 1530 lê-se a Confissão de Augsburgo considerado o primeiro sumário da fé luterana. Em 25 de Abril de 1792 utiliza-se pela primeira vez a guilhotina. A 25 de Abril de 1982, Israel devolve ao Egipto os Montes Sinai, em cumprimento dos acordos de Camp David.
Na área de grandes avanços para a Humanidade, esta data também merece ser singularizada dado que em 1859 começou a abertura do canal do Suez, em 1953 foi anunciado a descoberta da estrtuutra do ácido desoxirribonucleico (o célebre ADN) e em 1990 foi lançado o telescópio Hubble.
Para além do nosso 25 de Abril, esta data também marca a libertação da Itália em 1945 e a aprovação referendária pelos venezuelanos em 1999 da proposta de Hugo Chavez para formar uma Assembleia Constituinte para elaborar uma nova Constituição (tenho as maiores dúvidas que neste último caso se possa falar de libertação).
Em matéria de nascimentos, têm os fanáticos de comemorações muito por onde escolher: em 1214, nasceu Luís IX, Rei da França, que viria a ser mais conhecido por "São Luís", em 1599 viu a luz Oliver Cromwell, em 1874 veio ao mundo Giuseppe Marconi, inventor da rádio, em 1927 nasceu Albert Uderzo, co-autor, entre outros, do Astérix e em 1947 viu pela primeira vez a luz do dia Johann Cruyff.
Com tantas alternativas, façam favor de escolher um motivo para abrir uma garrafa de champanhe ou vestir de luto.
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.