DIVERSÕES II: Num dia que pus a cabeça à tona, ouvi na TSF um enorme sururu por causa de um estudo (publicado não sei onde) que indicava que só as grandes empresas pagavam IRC (deve ter sido feito por alguém que só acordou agora). As pequenas empresas não pagavam impostos porque não davam lucro. Mas o giro é que havia um tipo qualquer a falar em nome do que me pareceu ser a associação das pequenas e micro-empresas e que dizia, nada mais nada menos do que uma coisa deste género: o problema é que todos pagam IRC por igual, se a taxa fosse diferente e menor para as pequenas empresas, já a situação seria outra.
É espantoso como ninguém meteu juízo na cabeça daquele homem: estava-se a falar de empresas que não geravam lucros (leia-se, antes de impostos) que possibilitassem o pagamento de IRC; não se estava a falar de empresários que não tinham lucros por terem tido de pagar IRC. Assim sendo, o facto da taxa ser y ou z é completamente indiferente. Ou talvez não seja se o que o homenzinho quisesse dizer fosse que os seus associados não fugiriam aos impostos se tivessem de pagar menos. Alguém quererá perguntar-lhe o que pretendia dizer?
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.