DOUBLE STANDARD: Por estes dias, assistimos a mais um escandaloso exemplo deste tique de jornalistas, analistas e comentadores, no mundo real e na blogosfera.
Bush apoiou o plano de Sharon de retirada da Faixa de Gaza e Margem Ocidental. Dias depois, John Kerry concordou.
A administração americana condenou o ataque ao líder do Hamas, apelando à contenção do governo de Sharon, mas manifestando a opinião de que Israel tem todo o direito de se defender de terroristas. Kerry, em entrevista no Meet the Press, apenas concordou com esta parte final.
Lendo a imprensa portuguesa e grande parte da blogosfera, conclui-se que jornalistas, analistas e comentadores entendem que Bush deu uma machadada violenta nas perspectivas de paz e apoia uma política de terrorismo de Estado e de assassínios selectivos. Sobre o mesmo assunto e posições idênticas (ou quiçá até mais pró-Israel) ficamos a saber que o bom e generoso Kerry apenas assumiu estas posições políticas por razões eleitoralistas, para não alienar o voto judeu.
Como nos explicaram, o senhor Bush é um homem mau, com maus instintos, enquanto o pobre senhor Kerry se limita a flexibilizar os seus bons princípios para cumprir com as regras do jogo democrático. O que em Bush é retratado como manifestação de natureza ruim e má formação torna-se um elegante e quase genial artifício retórico e brilhante jogada política na imaculada boca de Kerry.
Esta cobertura noticiosa e análise tendenciosas não são novidades. Basta estar um pouco atento para perceber este favoritismo por um dos lados da disputa pública que domina as redacções e os meios intelectuais. Mas em anos eleitorais a coisa costuma agravar-se. Espíritos normalmente sensatos e equilibrados chegam a dar cobertura às teses mais abstrusas, como a que Bush soube do 11 de Setembro antes desse dia (este argumento anedótico foi muito popular aí há coisa de 2 semanas atrás).
Preparem-se para a ampliação deste triste espectáculo. Mantenham-se atentos. Convoquem o espírito crítico. Porque a manipulação e o descaramento informativos já andam por aí a todo o vapor. E daqui até Novembro será sempre a piorar.
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.