LAGOSTA À LENINE EN CROUTE DE CONFIT CARAMELIZADO: Vamos ao Expresso de hoje, na página 9. A meio de uma inocente peça sobre o cartão vermelho, que a esquerda pretende mostrar ao governo nas eleições europeias, e sobre o Bloco de Esquerda, diz às tantas, o jornalista: "O principal problema de Miguel Portas será a abstenção: o BE depende como nenhum outro de um eleitorado de classe média alta com capacidade financeira para responder ao apelo do fim de semana alargado. Significativamente, Miguel Portas estará este fim-de -semana no Algarve, junto desse eleitorado." O autor deste parágrafo demonstra estar muito bem informado sobre as rotas algarvias do BE, mas eu tenho dúvidas. Bem sei, toda a gente sabe, que o eleitorado actual do BE se divide em dois grandes grupos: o dos tios que leram Balibar e Althusser na juventude, mas que agora só lêem o manual de instruções do Mercedes, e o grupo de jovens intelectuais universitários ou profissionais liberais, activos mas remediados. O primeiro grupo costuma na vida real, ajudar o segundo: compra-lhes o Hyundai, reforça-lhes a bolsa de doutoramento, auxilia-os nos divórcios, toma-lhes conta dos filhos quando eles vão jantar ao Kais.
O primeiro grupo talvez esteja este fim-de-semana no Algarve, a preparar as europeias, mas o segundo, ao qual pertence por exemplo, o nosso estimado (aqui no Mar Salgado) Daniel Oliveira do Barnabé (link na coluna da direita), passa a Páscoa a esfalfar-se; no blogue, pretendendo demonstrar dialécticamente, tanto a cientificidade da matriz revolucionária do 25 de Abril, como o fim da religião católica. Estão de lado, em todo o lado, estes ladinos.
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.