CADA TIRO, CADA MELRO: Desde o início da intervenção no Iraque que os jornalistas ingleses tentam a todo o custo provar o suposto carácter manipulador e mentiroso do governo de Blair. Nomeadamente do primeiro-ministro.
Há uns meses foi toda a Direcção da BBC que teve de se demitir depois de se ter provado que havia ampliado, quando não fabricado, alegações falsas sobre uma alegada manipulação do conteúdo de relatórios dos serviços secretos. Claro que a esquerda blogueira, com aquele seu double standard característico, e a imprensa inglesa, em compreensível reacção corporativa, concluíram logo que Lord Hutton, outrora visto como um cidadão impoluto, se tinha vendido.
Agora foi o Daily Mirror que, levado pelo entusiasmo de atrapalhar o governo, resolveu publicar fotografias falsas sobre abusos de prisioneiros no Iraque. O editor do jornal acabou por se demitir.
Podemos gostar ou não de Tony Blair. Achar que soa a falso ou que é um líder determinado cujas convicções não são abaladas por meia dúzia de primeiras páginas. Há, no entanto, algo que podemos concluir. Nas relações com a Imprensa não tem subserviência, nem é titubeante. Quando entende que tem razão enfrenta o problema de frente. E já lá vão dois casos de flagrante e tosca manipulação informativa, com claras motivações políticas, expostos aos olhos de todos (para quem quer ver, claro).
Cada tiro, cada melro.
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.