COISAS DA GUERRA: Penso que ninguém deixará de condenar as atrocidades que se cometem durante uma guerra. No entanto e relativamente ao Iraque, as recentes imagens de torturas praticadas sobre prisioneiros iraquianos justificam algumas reflexões:
1) Parece que a maior parte das pessoas só agora se apercebe que existe mesmo uma guerra. Até há pouco tempo, acreditou-se na invasão do Iraque como uma mera expedição punitiva dos EUA, em jeito de treino. Mas não é assim. Há guerra, há inimigos, há ódio mortal.
2) Não há guerras "limpas". Não há notícia de uma guerra em que não se cometam atrocidades, de ambos os lados. Suponho que seja normal chocarmo-nos com espancamentos e assassínios a partir do nosso sofá, mas talvez o nosso comportamento fosse idêntico se nos tivessem eliminado amigos ou familiares. Sempre haverá mortes sumárias e cabeças cortadas e, felizmente, sempre haverá choque e condenação perante esses factos.
(cont.)
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.