DE COMO AS COISAS MÁS TAMBÉM PODEM TER VIRTUDES: Agora que esta nau já dispõe de um sistema de comentários (expressão maravilhosa), sinto-me mais à vontade para dizer o seguinte: no primeiro e-mail que enviei para o Mar Salgado, antes de ter sido engajado, além de advertir para o uso errado dos termos bombordo e estibordo, protestava contra a inexistência de comentários.
Depois de ter subido a este Olimpo, fui sempre um feroz opositor da introdução de comentários no blogue, por ver o que se ia passando nos blogues que já os tinham.
Prevejo que as participações mais interessantes continuem a ser feitas, como até aqui, por e-mail (porque dá trabalho, porque não é só um desabafo, etc.).
De todo o modo, independentemente do que os leitores vierem a fazer deles, os comentários já têm uma virtude: obrigado a vigiar os mores, o Comandante terá de sair mais frequentemente do castelo da popa, privilegiando-nos com uma presença mais assídua que a todos enriquecerá.
Nós já tivemos comentários no http://nucleoduro.blogspot.com . Em vários meses de funcionamento, raros (para não dizer raríssimos) foram os comentários que vieram acrescentar alguma coisa. Resolvemos tirar. De qualquer maneira, melhor sorte para vocês.
Agora é que eu não percebi,sem querer eleminei o meu comentário,resumindo o que eu tinha escrito era que os comentários fazem parte dos blogs,e não há um bom blog sem comentários,finalmente o Mar Salgado que há muito sigo com interesse completou esse ciclo,comunicar e ouvir fedd-back,parabéns ao Mar Salgado.
Parabéns pela iniciativa. Estou certo de que o lápis azul será usado com parcimónia e só em casos de manifesto abuso de liberdade bloguística... Num blog com tantas e tão multifacetadas opiniões, a falta dos comentários há muito que se fazia sentir. Não sou tão pessimista como o PC. Tenho visto, em vários blogs, comentários de inegável oportunidade e qualidade. Para além disso, este temível "sistema" pode assegurar, em alguns casos, um imediato exercício do direito de resposta. E permite-me, desde já, enviar publicamente uma saudação, com muito apreço, ao Pedro Caeiro e demais tripulação :-)
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.