DEBATE INTERESSANTE: Decorre um debate interessante nos media americanos que se encontram na posse das fotografias e videos de torturas e sevícias (violaçõs e actos sexuais forçados) de Abu Ghraib.
Há quem defenda que estas imagens deverão ser mostradas a todos os americanos e quem entenda que, sendo o seu conteúdo conhecido por todos e assumido até pela Administração americana, os media se deviam conter na sua divulgação. Por detrás deste debate, está uma intenção política: é óbvio que a emissão das imagens, pela impressão que causará, aumentará a comoção e revolta dos americanos. Não é no entanto líquido que tal prejudique liminarmene Bush, que se teme sforçado por distanciar dos autores destes crimes e até porque se tal fôr efectuado também o corte da cabeça de Nick Berg será transmitido integralmente.
A luta pelos critérios editoriais dos media tornou-se central em ano eleitoral. Neste período de campanha todas as emoções estão ao rubro e qualquer imagem pode fazer mudar o clima geral.
Na minha opinião, dever-se-ão aplicar os critérios normais para estas situações e não transmitir as imagens de tortura e da morte de Nick Berg. A sua transmissão nada vem acrescentar à substância do debate: apenas aumentará o clima emocional do debate público com efeitos imprevisíveis. Talvez por isso, John Kerry tem mantido um prudente silêncio sobre estas duas questões.
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.