DEMENCIAL: Enquanto eram dados apenas das autoridades palestinianas ou de fontes amigas, esperei. Mas outras organizações acabaram por confirmar o que Israel esteve a fazer esta noite - destruição sistemática de casas - supostamente escudado numa qualquer "busca" de terroristas palestinianos. Não sei o que é mais idiota e indefensável, se a própria destruição indiscriminada de habitações civis em Rafah, ( suponho que atrvés de misséis lançados dos Apaches) que já acusou 13 mortos confirmados, se a falta de perspectiva do retorno que esta imbecilidade trará na volta da retaliação: mais mortes ainda, agora de israelitas, que serão tão lamentáveis como quaisquer outras. E não só, pois que a destruição de casas (com muita imaginação, dado que se trata de um campo de refugiados) numa área habitada por cerca de 13.000 pessoas para lá de fazer brotar pelo menos mais um milhar de mártires dispostos a tudo, acarretará mais miséria, fome e desespero.
Também sei que quando a poeira assentar sobre a operação do exército israelita, talvez "massacre", a "destruição maciça" acabem por se revelar mais como adjectivos de propaganda do que como elementos descritivos fiáveis ( a própria TSF foi modificando, ao longo da manhã, o tom histérico inicial). Mas o essencial mantém-se: independentemente do número de mortos e de casas destruídas, a operação é indefensável do ponto de vista moral; e não sendo eu militar, parece-me absolutamente inútil do ponto de vista da segurança.
É de facto lamentável esta atitude do estado judaico. Incompreensível. Sinceramente não me faz impressão nenhuma o abate do "velhinho da cadeira de rodas" com o Apache. Mas isto não compreendo.
Israel está a defender os seus interesses de uma forma legitima. A destruição de casas tem um objectivo muito concreto na destruição das células terroristas. Este tipo de intervenções não só poupa muitas vítimas inocentes aos ataques suicidas como poupa custos humanos nos próprios serviços de informação israelitas. É uma politica de terra queimada que visa anular a base logistica das facções radicais palestinianas.
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.