JOSÉ GUILHERME XAVIER DE BASTO: Acabou hoje um colóquio na Faculdade de Economia cuja finalidade explícita era a de prestar uma merecida homenagem (mas tudo é sempre tão escasso!) ao Dr. José Guilherme Xavier de Basto, Professor da mesma Faculdade que ameaça aposentar-se nos próximos meses.
Professor de várias gerações de estudantes (na FDUC e na FEUC), entre os quais sempre fez o pleno da excelência, investigador que à sedução do status disse nada, jurisconsulto de rara argúcia argumentativa (respeitado pela administração e pelos tribunais fiscais), homem de acção (aka o Pai do IVA), melómano e camoniano compulsivo e senhor do mais desopilante sentido de humor a oeste dos Urais, Xavier de Basto vai fazer agora, apenas, o que lhe apetece.
Relembrando as nossas conversas em sua casa, nos idos de 1987, onde os conselhos de Rigoletto a Gilda se misturavam com os exercícios de adivinhação conjunta acerca dos efeitos da tributação dos lucros sobre a afectação dos recursos produtivos, fica aqui, sentido e simples, aquele grato e amigo abraço.
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.