A MINHA CIDADE: Penso que é tristemente comum a todas as cidades deste país a falta de projectos urbanísticos com pés e cabeça. Normalmente, vemos construção em todo o lado, de qualquer tipo e para qualquer destino, sem critério, matriz ou gosto. Todos dizemos e pensamos, em surdina, que a avalanche urbanística é directamemnte proporcional ao dinheiro que circula pela porta do cavalo das câmaras municipais ou ao dinheiro que entra no famoso saco azul dos partidos, que estes reembolsam através das cm's.
Em Coimbra, capital portuguesa da especulação imobiliária, o desenvolvimento urbanístico tem verdadeiros requintes de malvadez. Tem todos os defeitos já citados mas com a agravante de não poupar os bairros antigos da cidade. Parece que não bastou o exemplo da criminosa destruição da Alta de Coimbra. Hoje em dia, mesmo os bairros nobres e os belos jardins de Coimbra são vítimas de atentados ao pudor urbanístico, em que qualquer metro quadrado é bom para edificar.
Parece-me que estamos perante mais um valoroso exemplo de dignificante trabalho político. Se ainda restarem alguns escrúpulos, apelava a que não se destruísse mais o pouco que ainda existe de bom porque, em boa verdade, tudo o resto não suscita já grandes esperanças.
É difícil não ser assim, quando a principal fonte de receitas de autarquias e partidos políticos se baseia na actividade imobiliária. Faz sentido que, com 400 mil fogos fechados, se continuem a emitir licenças de construção em número tão elevado? (PCG-Planeta Reboque)
Coimbra nao e' minha cidade, mas por fatalidades da vida ca estou morando.E confesso que as vezes caminhando pela cidade, observando mais e mais construcoes nascerem do nada e cada vez menos, espacos verdes co-existirem com o concreto, me pergunto: mas este povo tem consciencia do que esta cidade esta virando? Como e' que pode, uma cidade europeia ter ainda uma mentalidade tao de milesimo mundo? Como e' que deixam construir tantos edificios sem o minino criterio em relacao a espaco construido e qualidade de vida? Com o clima infernal desta cidade, com o numero alarmante de carros por habitantes, com o montante de concreto crescente, com o tamanho tao pequeno desta cidade e areas verdes...que qualidade de vida este povo espera conseguir? Mas ninguem faz nada? Coimbra digo e repito, esta se transformando em um Egito pos pos...com construcoes de 'piramides de pouca qualidade', com pessoas com muito poder aquisitivo e pouquissimo bom senso usando e abusando da falta de conhecimento urbanistico, transformando esta cidade em algo que em pouco tempo, podera ser usado nas universidades de arquitetura do mundo como um exemplo do que 'nao' se deve ser feito! Uma pena para quem fica. Uma pena para quem ama Coimbra.
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.