NA PONTA DA CHUTEIRA: A euforia despoletada pela merecida e grandiosa vitória do FCP provocou algumas declarações e análises completamente exageradas e disparatadas. Chegou-se a afirmar que a vitória era boa para a retoma económica e para a "auto-estima" do país. Dado que este raciocínio terá terreno fértil no próximo mês em que se disputa o Euro 2004, talvez seja boa altura para relembrar qeustões básicas.
Os desafios que Portugal enfrenta são estruturais e não se resolvem em dois anos, não estão apenas dependentes dos ciclos económicos, muito menos do destino de uma bola saída da ponta de uma chuteira. A última vez que os poderes públicos em Portugal quiseram criar um clima de euforia em Portugal (em 1998, durante a Expo 98) deu um lindo resultado: caucionou-se o desbragamento nas finanças públicas e hipotecou-se o desenvolvimento económico do país por muitos anos.
Convém portanto fazer retornar as coisas à sua verdadeira dimensão: uma vitória futebolística é apenas e só uma vitória num jogo - que aliás se designa jogo e não ciência pelo papel fundamental que o acaso, a sorte e o azar nele desempenham. Por mais alegria que tal provoque (e em mim provoca), não deve fazer perder o sentido das proporções. O destino do país, o seu desenvolvimento e o progresso económico e social não dependem em nada do que os nossos futebolistas fizerem.
Seria bom que Portugal ganhasse o Europeu para dar uma alegria aos milhares de adeptos desse maravilhosos desporto que há em Portugal. E nada mais do que isso.
É um pouco absurdo ter de escrever estas linhas, mas infelizmente em Portugal há muito boa gente que perde o discernimento perante meia dúzia de jogadas de bola.
Concordo em absoluto contigo, Nuno. As vezes da ideia de arrogancia e falta de humildade, mas de facto estar longe de Portugal, torna mais claro observar certos comportamentos nossos... Acredito que exista uma enorme pressao... Mas de facto este governo vai no mesmo caminho de Guterres... Venha la a festa, que e' isso que os portugueses querem... E' triste...
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.