A PROPÓSITO DA GREVE DO SEF: O rinoceronte branco Ceratotherium Simum, ao contrário do seu irmão negro Diceros bicornis ( a cor não é para aqui chamada, resulta de um erro de observação dos primeiros europeus) ainda hoje é caçado. O problema com eles, bem como com os seus primos de Samatra, Índia e Java é terem a mais longa ejaculação do mundo animal, o que fez atribuir aos seus cornos propriedades afrodísiacas. Esta atribuição, como todas as atribuições ( as de patriotismo ou de responsabilidade, por exemplo) tem por base um inferência particular e causal. Os antigos marajás indianos e mandarins chineses, ao ingerirem o pó feito do chifre sentiam no pénis um formigueiro que os faziam crer estar a assimilar as capacidades do bruto. Mas o que de facto acontecia, e acontece, infelizmente, é outra coisa: o chifre, como toda a gente sabe, não ósseo, mas uma aglomerado compacto de queratina; esta, ao ser ingerida e não digerida, é expulsa através da uretra, sob a forma d epequenos cristais, e daí a sensação de formigueiro e a subsequente erecção extemporânea.
O rinoceronte negro está virtualmente extinto ( o recorde do Safari Club Internacional é um troféu de 1955 com 89 pontos) como o juízo em certos homens, porque é mais exigente na alimentação ( vivia em matas fechadas, e a dieta era mais variada). Henrique Galvão e Abel Pratas, entre 1930 e 1940 ainda o bispavam nas matas angolanas do Cuando, no Capelongo, no Vícuar. José Pardal e Serras Pires caçaram-no raramente, mais tarde, por volta dos anos sessenta, em Moçambique, no Alto-Zambeze, no Missingir e no Páfuri. O branco, mais dócil de carácter, alimenta-se como um cavalo e tem sido reproduzido com relativo sucesso, em parque fechado. Alguns milionários podem ainda hoje abater um exemplar por 30.000 euros, 6.000 contos. Outros, e é aqui que a história se torna interessante, podem adoptar a modalidade de darting: o "caçador" dispara um dardo com tranquilizante sobre o bicho e pode fotografar-se em cima dele com a carabina ao lado. Também pode pôr-se ao fresco depressinha antes que o animal acorde, operação que é monitorizada por uma eqipa de game-rangers, biólogos e veterinários. Tudo por 6.000 euros, mil e duzentos contos.
Ou seja, no darting, tudo se passa como nada se passasse: o caçador caça mas não caça, o bicho morre mas não morre, o corno vai para a sala de troféus mas o rinoceronte fica com ele. Does it ring a bell?
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.