ENGANEI-ME: Não pelo que escrevi, mas pelo que, em pensamento, supus que fossem as intenções de Durão Barroso quando o escrevi.
Não se deve subestimar a importância do cargo e a honra que ele representa para o designado. Mas também não se deve confundir o procedimento de escolha do Presidente da Comissão Europeia com os processos de canonização.
Noutro plano, sem querer alinhar já com os profetas da desgraça, parece-me claro que a aceitação do cargo por Durão, se tiver como consequência a indigitação de Santana Lopes para PM, sem realização de eleições, deixará vários arguidos para o tribunal da História: o próprio Durão e Jorge Sampaio, como coautores. E, cúmplices, os partidos da oposição que não se opuserem, por miserendos cálculos de conveniência eleitoral.
Lopes ou Ferro, a pobreza e a insuficiência é o nosso destino, e não interessa. Importante era: gostava de saber a interferência da «Europa» neste processo, no que diz respeito à remodelação do governo,isto é, até que ponto a UE revolve a vida política interna de um país, em que medida interfere. Havia mais primeiro-ministros sugeridos, para o cargo, e a circunstância é nova, ao que sei. Diga alguma coisa, caro PC!
O convite não é novo - sê-lo-á, quando muito, a aceitação. Cada organização desenvolve as suas estratégias da forma mais conveniente para os seus interesses e, por isso, não vejo mal algum no convite feito a DB. Se a aceitação do mesmo pode trazer inconvenientes para a estabilidade política de um país, esse é um problema a ponderar e a resolver pelo convidado - e não pela CE. O mesmo sucederia se o cargo em causa fosse, p. ex., a presidência do Banco Mundial, ou o cargo de Secretário-Geral da ONU, ou, até, para uma função no sector privado. Assim, não vejo este tipo de convites como interferências indevidas da CE na política interna dos Estados. É aos visados que cabe decidir quais são as suas prioridades - e ser julgados por essas decisões.
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.