GLOBALIZACIÓN FUERA!: Não bastando a degradação progressiva da qualidade média de um dos principais simbolos nacionais - o bacalhau! - ontem apanhei um táxi, de cujo radio soava uma música em espanhol, com um refrão que era mais ou menos isto: "me gusta tu bacalhau con patatas, Maria(?)". O resto, dizia que o atúm também não era mau, que o carapau assim, assim, que a taínha o encantava mas que o bacalhau con patatas é que era.
Estamos perante mais uma escandalosa apropriação de um ícone nacional! Este país já lembra a queda do Império Romano, em que a derrocada acontece lenta e subrepticiamente e, quando as pessoas se apercebem já é demasiado tarde. A apropriação da tradição bacalhística é mais uma subtracção ao pouco que nos resta de verdadeiramente nosso. Antecipo, com uma espinha na garganta, a fria facada no nosso orgulho quando, num qualquer restaurante, tivermos que encomendar um Bacalhau Abraxas.
Realmente cada vez mais somos menos portugueses e mais mundiais e(ou europeus, o kpor um lado é bom mas por outro n!!! Os nossos brandos costumes têm vindo a ser cada vez menos utilizados e vão-se perdendo com o tempo, o k é mau, pois perdemos um pouco da identidade nacional...vamos perdendo akilo k sempre foi verdadeiramente nosso!!! Abraço, Escape
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.