O COMBATE DOS CHEFES: A temperatura a que tem decorrido a campanha eleitoral faz-me pensar que mais uma ou duas eleições a partir desta e a loiça parte-se, passando a coisa resolver-se arregaçando as mangas e andando os candidatos à sarrafada, numa cena de pancadaria monumental, com mais ou menos poção mágica. No entanto, a vergonha que se tem vivido merece uma ou outra reflexão e alguns comentários. Até porque se andam a confundir deliberadamente as coisas como, por exemplo, o mau gosto e o insulto.
Em boa verdade, a intervenção do líder da JP não é insultuosa; ela é de evidente mau gosto, a historieta não tinha graça nenhuma, era perfeitamente dispensável e até podia ser desagradável mas não era insultuosa ou ofensiva. Queira-se ou não, Sousa Franco pode efectivamente ser descrito como uma pessoa careca e de óculos estranhos. Fosse o rapaz dizer o politicamente correcto senhor calvo e o motorista de táxi pensaria que falava de atum... Que diabo! Ando eu aqui há anos a pregar aos meus rapazes que não devem bulhar com os colegas quando eles lhes perguntam "quem é aquele senhor gordo que hoje vos veio buscar?...", por isso ser uma descrição perfeitamente natural e identificadora da pessoa que os foi efectivamente buscar ao colégio, não constituindo ofensa alguma, e eles agora atormentam-me diariamente porque aquele senhor da televisão careca e com óculos esquisitos, pai de um menino (eles pensam que défice é o nome de uma criança...), também não gosta que digam que é careca e tem óculos esquisitos... Tentei explicar-lhes que se tratava apenas de politiquice, mas não consegui fazê-los compreender o termo. Acho melhor não os ir buscar ao colégio durante uns tempos para evitar que se metam em mais brigas com os colegas (a generalidade) que insensatamente me acham gordo (pelo menos, é uma excelente desculpa para não ter de lá ir à hora do almoço...).
(cont.)
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.