O homem.com MEDO DE SI PRÓPRIO é o bem achado título do novo livro do Américo de Sousa, cujo lançamento tive o gosto de acompanhar na passada 5ª feira.
Foi bom conhecer (pessoalmente) o Américo e conversar de viva voz com ele. Mas, sobretudo, gostei de ver o modo como transformou uma cerimónia naturalmente umbiguista (como o é o lançamento de qualquer livro) num verdadeiro acontecimento cultural, de que o livro é apenas uma parte componente (e, no caso, congruente), dirigido a um auditório praticamente cheio.
Para todos os que se interessam pelas relações entre a ética, a ciência e a técnica. Fica um aperitivo: "E isso faz com que o amanhã seja representado de uma maneira tão promissora ou tão fatalista que não temos outra saída senão a de começarmos a vivê-lo já de véspera. Mas aí deparamos com a sua incomensurável complexidade. Já nada parece simples. O que quer que seja que possa vir a ser importante ou decisivo nas nossas vidas está, regra geral, nas mãos de especialistas. E, para agravar o problema, nem os especialistas se entendem entre si".
Parabéns, Américo. Esperamos agora pelo tal livro não anunciado!
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.