TOTALITARISMO: Para Além da Crença de V.S. Naipaul (Dom Quixote, 2002) é uma obra indispensável para compreender como o fundamentalismo islâmico é, mais que uma fé privada, uma ideologia totalitária. A versão original, intitulada Beyond Belief, é de 1998, bem antes de o Ocidente ter despertado violentamente para esta realidade a 11 de Setembro de 2001.
Naipaul retorna á Indonésia, ao Irão, ao Paquistão e á Malásia 15 anos depois de uma anterior viagem por esses países. É, como o subtítulo da obra indica, uma digressão entre povos convertidos ao islamismo. Povos de áreas onde antes existiam outros cultos, tradições e religiões. A ascenção recente do fundamentalismo islâmico criou, nestas sociedades um clima, por vezes surrealista, outras vezes neurótico, em que tradições e cultos ancestrais se misturam sem critério com a recente vivência radical do Islão.
Naipaul relata, através de histórias pessoais, as transformações que a expansão do fundamentalismo islâmico provocou. A alteração de comportamentos no espaço público era algo que, com maior ou menor dificuldade, percebíamos ou intuíamos. O mérito deste livro está em dar-nos uma expressiva noção de quanto os fundamentalistas conseguiram, em cerca de duas décadas, interferir e alterar os comportamentos na esfera íntima do mais anónimo dos cidadãos. Através de elegantes descrições das casas, escritórios, vestes, caminhos de vida, hábitos e relacionamentos que vai encontrando, este experimentado viajante e curioso da alma humana faz-nos mergulhar no horrível mundo que o fundamentalismo islâmico tem vindo a criar.
Um mundo que os radicais manterão a todo o custo e ambicionam expandir.
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.