UM GIGANTE: A morte de Ronald Reagan marca o desaparecimento de um dos últimos gigantes políticos do Século XX. Reagan chegou à Presidência em 1980 de uma América desmoralizada pelo fracasso do Vietname, pela inflação galopante dos anos 70, pela crise dos reféns no Irão. Antes de Reagan, os Estados Unidos tinham assistido a uma sucessão de 5 presidentes que não haviam conseguido terminar o seu trabalho (por morte - Kennedy, por derrota - Johnson, Ford e Carter ou caídos em desgraça - Nixon).
Em 8 anos na Casa Branca, Reagan restaurou a moral e confiança da América, transformou a política americana e o alinhamento dos respectivos partidos, reformou a economia, dando expressão a novas teorias políticas e económicas que, concorde-se ou não com elas, influenciaram decisivamente o mundo daí para a frente. Sendo um conservador ideologicamente, foi o agente de uma silenciosa revolução no pensamento político e económico do final do século e início do século XXI.
Ronald Reagan entrará na História como um dos 5 presidentes mais importantes e populares da América do Século XX (ao lado de Wilson, Franklin Roosevelt, Truman e Kennedy). No final do seu mandato, tinha a mais alta popularidade de sempre de um presidente no final de mandato, desde que há estudos de opinião. Um recorde ainda não batido.
A sua estratégia política de confrontação aberta com o comunismo e o hediondo Império soviético, com o reforço militar americano conjugado com declarações subversivas de apelo às aspirações de Liberdade dos povos subjugados, não provocou per se o fim da Guerra Fria, mas certamente acelerou a implosão dos sistemas socialistas. Foi um líder visionário que, preparando-se para a guerra, teve a grandeza política de lançar as bases para a paz.
Por ter consciência deste importantíssimo papel histórico, a América chora por estes dias um homem optimista com uma vida inigualável, ou como lhe chamou Bill Clinton (um adversário político) a true American original. Para todos os que se revêem numa Europa livre e unida (que tanto lhe deve), o dia do desaparecimento de Reagan é também um pesado dia de luto.
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.