DURÃO DE ENGOLIR III: É curioso que muitos dos que agora condenam Durão por abrir uma crise política com a sua saída do Governo são os mesmos que clamavam pela sua demissão após a derrota nas eleições europeias. Até o insuspeito Presidente da República - que poderia convocar imediatamente eleições antecipadas - já se manifestou que se trata de uma situação prestigiante para o país, abrindo um processo de consultas para a sucessão de Durão, o que equivale na prática a uma moratória a Santana Lopes e aos possíveis efeitos da sua previsível nomeação como PM.
Já aqui escrevi que PSL como PM (isto assim é mais fácil...) é como jogar o futuro do país num casino. Ninguém sabe o que vale PSL como PM. Mas dificilmente será pior que Guterres. E a alternativa a Santana será Ferro!
Mas, agora que PSL é uma inevitabilidade (ou ele ou eleições antecipadas), os papéis começam a definir-se:
- o PSD terá que mostrar o auto-apregoado sentido de estado. Ou permite uma sucessão pacífica, ou então, poderão os seus barões torpedear PSL e entregar o poder à extremista, vetusta e retrógada esquerda que neste momento lidera (?) o PS;
- PSL, por sua vez, terá que mostrar "sinais exteriores de credibilidade", que não poderão ser outros que não as pessoas que consiga arregimentar para o acompanharem, tendo PSL a oportunidade única de crescer, politicamente falando;
Penso que o "compromisso" assumido por Sampaio para com Durão será exactamente esse. Poderá viabilizar um governo liderado por PSL se lhe merecer credibilidade quem o acompanha e quem, supostamente, o deve apoiar.
Post muito lúcido, parabéns. Santana é uma pena, mas as alternativas estão à vista, de facto, é a nossa triste sina.... Só um reparo: tem a noção que, mesmo que PSL "cresça", que o fará à custa do seu insuportável populismo? Nós queremos que o PSL cresça, mesmo que as alternativas sejam piores? É que o crescimento pode resultar em termos que o aturar por muito mais que 2 anos. E há gente no PSD que penso não merecer isso.
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.