O TRIUNFO DOS MEDIA: Com a anunciada liderança de Sócrates no PS, os dois maiores partidos políticos portugueses passam a estar nas mãos dos políticos mais mediáticos das respectivas fileiras. Não se lhes conhece obra ou "conteúdo" político de relevo mas apenas uma grande mestria na forma como gerem a sua imagem e, principalmente, a sua actuação televisiva. Hoje em dia, o verdadeiro debate político (?) faz-se da gestão da imagem televisiva, ao arrepio da qualidade do discurso. Quem aparece mais vezes nos ecrans e em bom nível mediático - i.e., dizendo o que a audiência deseja ouvir em cada momento - terá mais hipóteses de vencer eleições. Quem não aparece ou aparece mal, não existe.
Talvez de futuro se distinga entre "política" e "eleitoralítica", que é o fenómeno que hoje prevalece. Alguém uma vez disse que a televisão tanto vende presidentes da república como sabonetes. A "eleitoralítica" será o triunfo dos media sobre a política. Será também um triunfo sobre a democracia, ou apenas uma ameaça?
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.