QUEM É AMIGO...?: A esquerda anda para aí a rasgar as vestes por causa de o PR não ter convocado eleições antecipadas. Posso compreender esses lamentos de indignação quando vindos do PCP e do BE, mas fico confuso com os protestos do PS.
Na verdade, foi, com grande probabilidade, uma péssima decisão para o País, mas uma excelente decisão para oS interesses do PS.
Por um lado, conduziu à demissão de um líder notoriamente desgastado, fragilizado e sem discurso. Não estão em causa as razões que levaram a essa vulnerabilidade, mas apenas o facto inegável da sua existência. Como se sabe, a política tem uma lógica diferente do mérito ganho com a seriedade, a coragem e a competência. Em suma: a demissão de Ferro Rodrigues - que já se tinha anunciado como inevitável no momento das desastradas intervenções a propósito do processo Casa Pia -, por mais "injusta" que nos surja no plano ético e emocional, é um benefício para o PS.
Por outro lado, e em consequência dessa vulnerabilidade, não é certo que Ferro ganhasse eleições contra Lopes. Em caso de derrota, a obrigatória demissão de Ferro implicaria a escolha de um líder que aboborasse durante quatro anos na oposição. É muito duvidoso que esse cenário fosse do agrado de António Vitorino.
Assim sendo, só a falta de sentido estratégico, a reserva mental ou o secreto prazer de gozar com a direita podem levar os socialistas a queixar-se da decisão de Sampaio.
Excelente post! È a primeira vez que vejo alguém escrever aquilo que penso há 15 dias! É claro que Sampaio não é esquizofrénico, e gostaria obviamente de deixar um governo socialista no poder antes de deixar o cargo de PR. O problema é que se mostrou mais lúcido que os dirigentes socialistas e considerou o real perigo de uma derrota de Ferro frente a Santana e/ou a instabilidade mais que provável resultante da inexistência de uma maioria e de uma solução de coligação com o BE, uma verdadeira caixinha de surpresas. É que quem decide o governo é o eleitorado de centro e para esse eleitorado o BE afigura-se apenas como um voto de protesto, nunca como um voto de confiança directa na sua capacidade de governação. Perguntem à "maioria silenciosa" e verão que respostas obtém!
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.