A BICLA (memórias de um sportsman em férias) IV: Estou cada vez mais contente com o meu selim novo. É mesmo bonito e não me canso de o admirar. Fico horas embevecido a olhar para a sua beleza. Às vezes sento-me nele e tudo! E faz bem à vida no lar. Com efeito, descobri que se puser uns calções e umas sapatilhas (acho que agora lhes chamam "tenis"), tenho licença, total e completa carta branca para o ir admirar à vontade, mesmo que seja à hora dos banhos e jantares das crianças. Isto delicia-me. Que selim! Que fartote!
Então aí vou eu: fardo-me a rigor e desço à garagem onde fico maravilhado a olhar para ele. Às vezes levo um pão com chouriço para me fazer companhia; outras presunto. Mas já ninguém me tira aquela meia-hora diária a mirar o meu querido selim. No outro dia experimentei ler um jornal sentado nele mas não dá muito jeito (defeito do jornal sem dúvida; aquele maldito Expresso!...); hoje vou tentar ler um livrinho de bolso que deve ser mais fácil. O chato é não haver muita luz na garagem. De qualquer forma, vou mandar aplicar um descanso na bicla pois já estou com o ombro meio dorido de estar encostado à parede e não dá jeito nenhum para virar as páginas.
E o selim continua o máximo: ainda por cima, oferece-me o bónus de, quando regresso a casa, ver as crianças serem advertidas para não incomodarem muito o pai, que está cansado. Que compra fantástica eu fiz!...
É certo que os vizinhos devem continuar meio incomodados pois olham-me sempre com um ar muito espantado quando estou a admirar o selim, principalmente aquele que lava o carro às quartas, ao fim da tarde. Deve ser um solitário e não deve gostar muito de companhia pois eu ainda nem há dez minutos estou a olhar para o meu selim e ele já começa a perguntar"Então?... Vai sair?..." E que tem você a ver com isso?, apetece-me perguntar-lhe, Meta-se na sua vida! - digo-lhe eu qualquer dia.
(cont.)
Estou a começar a ficar com inveja. Também quero um selim desses. Tenho um selim decente na garagem, que comprei vai para 15 anos e que veio acompanhado de um par de pedais e de uma geringonça metálica vermelha, mas já perdeu todo o encanto. Deve ser do pó...
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.