A HORA DE W.: Nos próximos 4 dias, George W. Bush lançará finalmente a sua campanha eleitoral. Bush tentará nesta fase distanciar-se da direita religiosa, que namorou durante a primeira metade do ano. A escolha dos oradores principais é prova dessa tentativa de cativar os eleitores moderados: Rudy Giuliani, Arnold Schwarzenneger, John McCain e o senador democrata da Geórgia, Zell Miller. Todos os oradores republicanos fazem parte da minoria do partido em matérias morais e éticas como o aborto ou o casamento gay.
Depois da convenção se verá se esta abertur ao centro do Partido Republicano colhe frutos. Mas numa eleição com muito poucos indecisos é improvável que haja muitas alterações nas sondagens. A não ser que o flop da convenção democrata, em termos de aumento de apoio eleitoral, se tenha devido mais à falta de empatia de Kerry.
O tema dominante das últimas semanas foi a dvulgação de anúncios de grupos de veteranos questionando o suposto heroísmo de Kerry no Vietname. Ao fazer do seu serviço no Vietname o tema principal da sua candidatura, Kerry pôs-se a jeito para estes ataques e tentativas de assassínio de carácter. Karl Rove, o principal chefe de campanha de Bush, é conhecido por jogar duro e por vezes baixo.
A verdade, no entanto, é que os anúncios da MoveOn.org e outras organizações de activismo político próximas dos democratas têm tratado, ao longo do tempo, Bush com pelo menos idêntica violência, como se se tratasse de um retardado e inepto mental. Os anúncios do veteranos contra Kerry são uma espécie de contra-ataque do campo republicano. Resta saber o seu efeito - para já, colocaram Kerry na defensiva, mas podem virar-se contra os republicanos).
Uma coisa, no entanto, é certa: a intervenção de grupos de activismo político de ambos os lados da contenda, financiados sem escrutínio público, veio baixar o nível do debate político. É uma boa lição para os que passam a vida a pregar por abertura do debate político à mitificada "sociedade civil" que não está sujeita aos constrangimentos de linguagem e estilo dos partidos e dos políticos profissionais.
"A verdade, no entanto, é que os anúncios da MoveOn.org e outras organizações de activismo político próximas dos democratas têm tratado, ao longo do tempo, Bush com pelo menos idêntica violência, como se se tratasse de um retardado e inepto mental. Os anúncios do veteranos contra Kerry são uma espécie de contra-ataque do campo republicano."
Ok, ok, olho por olho, dente por dente, mas o Bush é efectivamente um retardado e um inepto mental, e o os anúncios dos veteranos contra Kerry são MENTIRA, como se veio mais tarde a descobrir...
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.