NOVAS FRENTES DA GUERRA: O atentado em Bagdad a templos católicos indica uma nova fase da guerra da Al Qaeda ao mundo civilizado: a tentativa de criação de uma guerra religiosa. Esperemos que estes vis actos não sejam confundidos com a "nobre resistência nacionalista" do povo iraquiano perante o invasor imperialista.
Noutra frente, as ameaças aos edifícios do Banco Mundial, FMI, Bolsa de Nova Iorque, Citibank e Prudential parecem indicar um tentativa de diabolização do sistema financeiro internacional. A intenção política é óbvia - tentar semear a discórdia dentro do mundo ocidental, lançando pontes com os movimentos alter-globalizadores: esta gente é boa, conhece as nossas fragilidades. Estou certo que os espíritos generosos e voluntaristas que abraçam essas causas não se deixarão toldar por uma táctica tão tosca.
P.S. - Em tempo de campanha eleitoral, surgem acusações de manipulação política dos estados de alerta. Não adiro a essas teses de conspiração conjuntural, até por me parecer impossível que funcionários públicos, políticos dos mais variados quadrantes e jornalistas participassem todos numa conjura. De qualquer modo, fica aqui a nota de que, na minha opinião, se tal fosse verdade, seria motivo para destituição de qualquer Administração ou governo.
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.