PREVENÇÃO: Ouvi dizer que Portugal é dos países da UE que mais gasta em prevenção de incêndios. Segundo parece, a Grécia tem há vários anos uma frota de vinte Canadairs (uma espécie de avião banheira para combate a incêndios), que apagam os fogos logo no seu início. Em qualquer país civilizado, esta reflexão motivaria uma investigação séria sobre quem recebe todos os anos o nosso dinheirinho, para quê e porquê. Entretanto, a nossa imagem no mundo, no Verão, vai sendo a do bombeiro com uma mangueira ou um balde de água na mão, combatendo incêndios e desejando em cada ano que passa que no ano seguinte o milionário orçamento da prevenção cumpra o seu destino.
Em caso algum é tão notória a nossa cretinice como neste, no combate e prevenção de incêndios florestais. É constrangedor. Não há qualquer espécie, nem nunca houve, de inteligência neste combate. Tudo é avulso, para inglês ver, chame-se o que se quiser. É o maior desleixo de toda a História de Portugal. E continua. E cada vez é pior. Repito: falta inteligência. E temo que a não tenhamos.
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.