REGRESSO: Regressa-se de umas pequenas férias, de um curtíssimo período em que deliberadamente se esteve longe da realidade, em que não se leram jornais nem se viram ou ouviram noticiários e o reatar do contacto com o mundo real é assustador e repugnante!
Fica-se com a ideia de que as pessoas se andam apenas a preocupar com o acessório mas nunca com o essencial; ou, o que é mais grave, que se cingem ao secundário para esconder o principal. Repare-se.
O ACESSÓRIO: Folheando ao acaso jornais mais antigos, logo numa primeira página regista-se que João Soares afirma que Sérgio Sousa Pinto lhe disse que iria ser roubado nas eleições (pelos próprios colegas de partido, obviamente). Os restantes candidatos fecham-se em copas e o mensageiro insurge-se unicamente por ter sido revelada uma conversa privada. Quanto ao essencial, nicles.
Ainda na imprensa escrita, uns dias mais tarde mas já num pé de página, João Soares, o mesmo João Soares (sempre João Soares), adianta que conviria averiguar os rendimentos dos seus colegas de partido, nomeadamente para os comparar nos momentos anteriores e posteriores à sua saída do governo. A sugestão não tem nada de subtil mas os seus colegas, alguns aos pulos, soltando uivos de dor e agarrados às canelas, continuaram aferrolhados em copas e nada disseram, apenas tendo assobiado para o ar. Quanto ao fundamental da acusação, népias.
O ESSENCIAL: As acusações de João Soares são terríveis e, como ele não identifica os responsáveis, as suas suspeitas mancham todos os socialistas, em particular os antigos governantes e os actuais responsáveis do partido. Eu não conheço o interior do PS tão bem como João Soares para avaliar o rigor do que ele afirma mas se fosse socialista estaria naturalmente indignado e exigiria que ele se esclarecesse (e nos esclarecesse) ou se rectificasse de imediato. O que resulta principalmente destes bizarros episódios é que um dos concorrentes à direcção do PS não se ensaia nada para desferir golpes abaixo da cintura e que os restantes concorrentes aceitam-nos sem enxovalho, provavelmente para não sofrerem pior. Aquela gente ainda mete muito medo...
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.