SILÊNCIOS ESPERADOS II: Vem isto a propósito do manto de silêncio que se tem colocado sobre a próxima Gala Anual da Uefa, ocasião em que se destacam os melhores jogadores de futebol. Não é todos os anos que um clube português consegue ver nomeados (para eventualmente receberem os prémios respectivos de melhores da Europa), três jogadores portugueses. E a estes três deverá acrescentar-se Jorge Andrade, do Corunha, também nomeado e português.
É verdade: para quem não saiba, há quatro portuguesinhos que se arriscam a receber os prémios de serem os melhores da Europa naquilo que fazem. Dir-se-á que não é novidade, que o Figo já recebeu prémio igual. Poderá ser, só que o Figo é bom mas não é três (ou quatro); e, reconheça-se modestamente, o FCP não é o Real Madrid, com toda a sua força e propaganda (lá chegará, mas ainda não é).
Perante este ciumento silêncio, fica-se com a impressiva sensação de que as tréguas do Euro não se deveram à vontade de apaziguamento e unidade mas antes ao desejo de todos quererem ser, também, Campeões Europeus.
De todo o modo, repiso, não se consigue compreender esta falta de destaque que a notícia tem tido na nossa comunicação social; alguns estarão habituados a estas coisas e não ligam, mas imagino que este silêncio cause algum espanto a Jorge Andrade, já desacostumado da comunicação social nacional.
(cont.)
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.