JUAN, O NOVO PAPILLON: O Die Welt também dá a notícia, mas fica muito longe da intensidade dramática do La Repubblica (pela mesma razão que impede um Porsche de ser um Ferrari). Juan, o simpático urso do zoológico de Berlim, urdiu cuidadosamente o seu plano de fuga: atravessou o fosso de água numa jangada, remando até à outra margem; escalou o muro; já em território humano, no meio de mães e crianças espavoridas, apoderou-se de uma bicicleta e tentou pedalar.
Ora, os ursos que sabem andar de bicicleta foram ensinados pelos homens. E a esses, nem lhes passa pela cabeça tentar fugir do circo a que pertencem. Juan, precisamente porque nunca tinha aprendido a andar de bicicleta, viu nela o meio da sua salvação. Foi atingido por um projéctil com sonífero que o adormeceu imediatamente, "magari a sognare di essere fuggito sul serio. Magari le Ande".
Juan nunca aprenderá a andar de bicicleta.
Vittorio De Sica em seu filme 'Ladri di biciclette' mostra de uma forma dramatica o valor da bicicleta na vida do personagem de seu filme. Quem poderia pensar que decadas apos, um Urso conseguiria 'escrever' um roteiro paralelo ao De Sica de uma forma tao ou mais dramatica do que a ja conhecida.
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.