ARQUIVO DAS NOTÍCIAS IMPOSSÍVEIS: Uma equipa de cientistas de vários países anunciou hoje ter provas inabaláveis de que "o consumo de tabaco é benéfico para a saúde". Na conferência de imprensa encontrava-se também um grupo de jornalistas independentes, que exibiram perante as câmaras documentos altamente comprometedores para poderosíssimas firmas que se dedicam ao fabrico de substitutos de nicotina, ao tratamento do tabagismo e ao fabrico de drops e chicletes, participantes de um conluio que foi já apelidado de "vasta campanha de intoxicação da opinião pública" (sic).
As notícia caiu como uma bomba um pouco por todo o mundo, tendo-se multiplicado as manifestações de fumadores que exigem ser indemnizados pelas humilhações e indignidades várias sofridas nos últimos anos. O primeiro ministro inglês, sempre na crista da onda, prometeu um corte radical nos impostos sobre os cigarros (o preço actual de um maço, no Reino Unido, ronda os 7 euros) e duras penas para quem tiver "atitudes discriminatórias" contra os fumadores (incluindo os anúncios de contactos pessoais).
José Barroso afiançou que a CE "está atenta à questão", encontrando-se em preparação uma directiva que obriga os Estados membros a tornar todos os locais de trabalho, de "smoking free areas", em "free smoking areas". Com o seu inconfundível sentido de humor, o dr. Barroso desvalorizou o problema, gracejando: "bem vê, é só uma diferente ordenação das palavras". O dr. Francisco Louçã já reagiu, clamando pelos direitos das minorias não fumadoras, que ficarão confinadas a pequenos espaços bafientos nos aeroportos.
As sondagens mostram que 78% dos fumadores hesitam agora em aceitar convites para eventos sociais na casa de não-fumadores, vistas como ambientes mal-sãos e propiciadores de maus exemplos para as crianças.
Enfim, Macário Correia concorreu ao casting de um anúncio da Camel, a rodar em breve na Serra da Malcata (Hunting the Iberian Lynx), onde o protagonista abate um exemplar de lince ibérico atraído pelo aroma selvagem. Dos cigarros.
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.