BUTTIGLIONE II: Não me lembro qual o autor que disse (erro socrático?) que a moral é como a estricnina: vive na carne de porco. Isto para dizer que não nutro grande simpatia por Buttiglione, pelas suas opiniões ou pelas falanges ultra-conservadoras da Igreja que, segundo FNV, Buttiglione representa.
Mas, a questão é exactamente essa. Desde que respeite os direitos dos outros - como manifestou que faria relativamente aos direitos dos homossexuais - Buttiglione, que foi democraticamente eleito, tem que ter o direito e a liberdade de emitir as suas opiniões. Certamente que não se baterá especialmente pelos direitos dos homossexuais, mas também não terá sido essa a sua base de apoio eleitoral.
Parece-me que será mais grave - no que respeita a riscos para a democracia - a existência de organizações políticas que, confessadamente, se afirmam tributárias de regimes totalitários - dos entretanto desaparecidos e dos mediaticamente emergentes, como a Coreia do Norte. O seu projecto de sociedade é totalitário e, no entanto, elegem deputados e têm a possibilidade fáctica de usar (e deitar fora...) a democracia para chegar ao poder.
Outro aspecto da questão é a forma como Buttiglione é tratado pela imprensa, em geral: obviamente, como um monstro conservador e fascista. Oxalá a mesma bitola fosse usada para qualificar quem acredita que a Coreia do Norte é uma democracia ou certos meninos que ainda gritam pela morte de determinado ministro.
Objectivamente, não me parece que Buttiglione tenha grande futuro na Comissão Europeia (felizmente - pelas opiniões emitidas - e infelizmente - pela forma como será afastado, no triturador do politicamente correcto). Já foi posto a circular que Buttiglione condena as mães solteiras e que considera que as mesmas não têm capacidade para educar os filhos. Segundo o próprio, trata-se de uma interpretação jornalística de uma metáfora por ele usada a propósito do casamento da Europa com os EUA e da "orfandade" das acções políticas que não saiam desse "casamento"...
Enfim, já está política e correctamente "encomendado".
(P.S.: este post é um comentário ao post com o mesmo nome publicado pelo nosso marujo FNV na passada Quinta-feira - que comentava um post meu sobre o assunto - que entretanto não me foi possível comentar)
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.