A CORAGEM DOS ESTUDANTES: Achei mal que a polícia tenha impedido as três dezenas de estudantes de boicotarem a aprovação das propinas pelo Senado da Universidade de Coimbra. Esta luta de alguns estudantes é muito mal vista pelas pessoas que habitam em cidades universitárias e que sabem como a generalidade dos estudantes vive, gasta e se diverte. Esta percepção, injusta porque existe de facto uma fatia significativa da população estudantil para a qual o valor das propinas representa um peso difícil de suportar, é perversamente alimentada pelo estilo da luta e dos métodos agora propostos: mas os lutadores, para isto, estão-se nas tintas. É também uma luta que deixa indiferente a esmagadora maioria dos estudantes, e é por isso que avisadamente estes corajosos lutadores deixaram de tentar reunir manifestações, passando a optar por acções que não exigem mais do que um punhado de intrépidos voluntários, suficientes no entanto para intimidar um grupo de velhos e barrigudos professores. Um dos alvos em Coimbra têm sido cerimónias e actos mais ou menos solenes: são garantidos, começam a horas e a imprensa não falta à chamada.
Acho por tudo isto que foi uma imbecilidade a polícia ter impedido o boicote que os estudantes pretendiam. O acto democrático e tolerante de arrombar portas a pontapé e interromper o funcionamento da Universidade deveria ter sido pacíficamente filmado, os corajosos protagonistas deveriam ter sido entrevistados para poderem dizer de sua justiça. Já basta haver pouco pão nestes tempos difíceis, ainda nos querem tirar o circo.
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.