O ÓBVIO: Após uns meses de trabalhos forçados no porão deste navio, regresso com um tema tão da minha estima que dele faço profissão: a saúde.
Na semana passada, em jantar com o nosso comandante, alertava para o caminho (óbvio) que este governo traça para a saúde, cuja meta final é, nem mais nem menos, a extinção do SNS e sua progressiva privatização!! Fui claro nos argumentos embora rapidamente tenha sido acusado de criar cenários hipotéticos e irrealistas...
Mas factos são factos. Os sinais já não são incipientes e é cada vez mais claro o que se irá passar. A actual política do medicamento é um fracasso, com um crescente aumento da despesa, e o modelo dos Hospitais SA outro fracasso é, com poupança e resultados incipientes, muitas vezes apenas alicerçados em manipulações contabilísticas.
Chega então a altura de decretar a falência do modelo e abrir portas a nova gestão. Esse passo começou a ser dado pelo próprio presidente da Entidade Reguladora da Saúde (ERS), que ainda mesmo antes de tomar posse já vem anuir à privatização dos "piores" hospitais SA, não excluindo que um ou outro Hospital SA venha a ser privatizado desde que tenha a "anuência democrática dos cidadãos" (esta também é boa!!).
A estas declarações juntam-se as prestadas pelo maior grupo privado na área da saúde em Portugal, o grupo José de Mello Saúde, que já esta semana desafiou o governo a concessionar-lhe a gestão dos Hospitais SA considerados mais problemáticos. Para um grupo que defende o encerramento ou concentração de todos os hospitais com menos de 100 camas, sem nunca ter em conta o superior interesse das populações por eles servidos, o seu objectivo é evidente: o lucro, única e exclusivamente!
E quando o lucro se sobrepõe ao cidadão, não é o estado que está em crise?
A notícia da SIC falava que a nível dos medicamentos "os utentes pagam cerca de 6 MEuros e o Estado gasta menos 31 MEuros" Parece-me que com as devidas correcções se pode conseguir um equilibrio, mas para mim é óbvio que a política vai no sentido certo,pois há uma poupança de perto de 25MEuros. Talvez tenha ouytra opinião, mas de facto não conisgo perceber em que dados se alicerça.
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.