O COSTUME IV: Desta escuna serei aquele que há menos tempo se libertou da vida académica e associativa. Participei em muitas reuniões, discussões e manifestações. Assisti e presidi a muitas assembleias magnas, horas infindáveis em que nos sentiamos estar a discutir o futuro do mundo civilizado. Vi intervenções ridículas e outras geniais, propostas idealistas e algumas patéticas. Até observei um estudante a enfiar uma melancia na cara do presidente da Associação Académica de Coimbra. Mas cenas como as de 4ª feira nunca tinha assistido e o meu repúdio é total perante tais actos!
Mas também não posso deixar passar a posição do magnífico reitor que, a fazer fé no jornal público, "ainda ouviu duas intervenções de alunos que falaram em nome do Conselho das Repúblicas". É interessante o estado a que este reitor deixa chegar as coisas. Após ter falado o Presidente da Associação Académica de Coimbra, legítimo representante dos estudantes, ainda se digna a ouvir duas intervenções de estudantes que não se representam senão a si próprios! Numa Universidade em que a permissividade do reitor chega a este ponto, não se admirem que tais situações ocorram mais vezes no futuro...
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.