THE SOPRANOS: Tem todos os truques de fidelização de uma soap, as fórmulas vencedoras, mas são todas boas porque agarram um público convencido de que não está a ver uma soap. Depois, 99% dos homens ( designação imprecisa, eu sei) identificam-se com Tony ( destemido, fodilhão) mas a série abre-lhes a possibilidade de se distanciarem dele quando desata a matar gente. Os restantes 1% dos tais homens também ficam contentes por serem homens e não serem como Tony Soprano.
Na galeria feminina a coisa opera milagres. As figuras principais são a mulher de Tony, co-mafiosa por demissão, arquétipo da mulher sofredora que mantém a casa unida mas já tem affaires. Do outro lado a psiquiatra/psicanalista muito mais inteligente culta e independente, mas divorciada e carente. O pior de dois mundos que faz as delícias da espectadora evoluída.
My cup of tea, a psicoterapia. Em primeiro lugar porque divide o dinheiro e o afecto, coisas que o mafioso não tolera. Nem nós: experimentem oferecer uma simples rosa à vossa amada no aniversário de namoro ( sobretudo se costumam ir buscá-la a casa num Jaguar). A psicoterapia divide dinheiro e afecto precisamente porque custa dinheiro, e o mafioso não percebe. Porque que das duas uma: ou a psi gosta dele e então ajuda-o de borla ( como os seus amigos), ou então não o trata ( mas também não lhe cobra) e vai para a cama com ele. No mundo mafioso, e este é o segundo aspecto, quem gosta de nós é porque nos deve alguma coisa. É o que muitos pais pensam dos filhos, confundindo amor com controlo. A psicoterapia é assim o lugar subversivo e verdadeiramente mafioso da série: a terapeuta acaba por sonhar lúbricamente com o terrível Tony, conhece-lhe os podres, ajuda-o, cobra-lhe as sessões mas mantém a ética profissional. recusando-se a ir para a cama com ele. Ou seja, come-o vivo.
Muito bom post. Queres então dizer, se bem percebi, que para uma mulher dinheiro e afecto estão ligados, e que uma simples rosa será vista como uma forretice se não for acompanhada por um anel de diamantes? Extrapolando a ideia, um homem forreta com o dinheiro é-o também com o afecto?
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.